março 23, 2006

Imprevistos musicais






Da primeira vez que vi imagens do Matisyahu, não conseguia acreditar no que estava a ver: um judeu ortodoxo a cantar? Depois de ver o clip então, mais incrédulo fiquei: um judeu ortodoxo a cantar reggae? Inaudito, sem dúvida!
Mas depois comecei a pensar... A matriz do reggae jamaicana é Ras Tafari, ou seja, é uma matriz também ela religiosa. E as imagens começaram a fazer cada vez mais sentido.
Confesso que não sou especialmente simpatizante dos judeus, especialmente porque não lhes reconheço a legitimidade de reclamarem uma terra que não é deles há cerca de 2000 anos, e pelo alarido à volta da sua triste sina. E foi com algum preconceito que ouvi com mais alguma atenção o King without a Crown. Mas esse preconceito esbateu-se. Gostei da música. Gostei da religiosidade da letra.
O que mais me intriga nisto tudo nem é a música em si. É a reacção que ela suscita em mim. Estando eu a caminhar a passos largos para o ateísmo militante, como é que acho cada vez mais interesse às discussões religiosas?

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home