dezembro 28, 2004

2004



Este post terá duas vertentes, uma em relação ao ano público, uma em relação à minha vida (como não tenho blog pessoal, é aqui que tenho que libertar os meus pensamentos).
No que diz respeito ao ano político, a nível internacional, e, para mim, sem dúvida, o maior acontecimento do ano, é a vitória de George W. Bush e dos republicanos nos E.U.A., traduzindo-se numa claríssima afirmação de Poder dos Estados Unidos em relação ao resto do mundo. Também importante é a inflexão pró-ocidental da Ucrânia, com consequências ainda imprevisíveis. A nível nacional, o terramoto Santana Lopes e as suas implicações marcarão os próximos anos. Quem sabe se não trará o fim do PSD como o conhecemos, afirmando-se o PP como principal força de Direita? Também o desenrolar de vários processos judiciais iniciados neste ano são cruciais para o futuro do país, pois permitirão determinar a condição do nosso país: país europeu em vias de real desenvolvimento ou país de terceiro-mundo desenvolvido.

A minha vida mudou muito neste ano. Talvez como nunca tenha mudado. Os primeiros meses estão marcados por uma só pessoa: a minha ex (não vou referir o teu nome, está descansada...). O desenrolar e o fim da nossa relação, bem como um fase menos estimulante no final do meu curso levaram-me a conhecer a Tristeza, no verdadeiro sentido da palavra. Não guardei qualquer rancor, por teres sido sempre honesta comigo. O epílogo deste período foi a apresentação do meu Trabalho Final de Curso.
E então ressurgi. Na minha plenitude. Tal deveu-se, sobretudo, às melhores férias da minha vida, com especial destaque para o Festival Sudoeste:




Esta foto traduz a realidade Sudoeste: alegria, descontracção, felicidade (eu sou o infantilóide a fazer cornos). Este é, na minha vida, a maior acontecimento de 2004. A entreajuda no meu grupo de amigos foi também essencial. Houve um reforço da amizade, que não se perderá facilmente (Vaz, Xavier, Mitch, Silva, Paulo).
Estes últimos seis meses são também marcado pelo regresso em força de uma pessoa à minha vida. A prova desse regresso é este blog. Se calhar sem te teres dado conta, Leonor, este blog ajudou, e muito, a minha alma, sempre ávida de escrita. O teu empenho no início desta aventura foi um estímulo enorme para voltar a escrever. Nem que fosse só por isto, valeria a pena acompanhar-te nesta vida. Mas sabes qual o real peso que tens em mim, e, por isso, te digo: qualquer que seja o nosso futuro, não desanimes, não desistas, que ter-me-ás por perto para te auxiliar, de que maneira for possível.
Nesta mudança toda, houve coisas que não mudaram: continuo Monárquico Conservador. Cada vez mais Monárquico e cada vez mais Conservador (não no que diz respeitos aos costumes; aí, sou bastante libertário...).

Arquitectos e Engenheiros



A relação entre Arquitectos e Engenheiros nunca foi fácil. E nunca será. Verdade seja dita, nós, Engenheiros Civis, tendemos a ser "quadrados", sacrificando todo e qualquer sentido de Estética em busca dos critérios máximos da nossa especialidade: Segurança e Funcionalidade. E também percebemos uma coisa: é muito mais fácil pagar um balúrdio por um projecto de Arquitectura, cuja responsabilidade é unicamente económica (se é feio, não se vende), do que por projectos cujos resultados não saltam imediatamente à vista (Térmica, Acústica, Estabilidade), mas que, pelo menos no caso da Estabilidade, têm não só responsabilidade económica mas também responsabilidade civil. No nosso país, atrasado e bruto como é, o nosso poder está essencialmente na Construção Civil, e nas teias que os empreiteiros enredam nas Autarquias, com a cumplicidade de vários Arquitectos (um exemplo claro está no Planeamento Urbano). Essas teias permitem, entre outras coisas, que péssimos projectos, tanto de Arquitectura, como de Engenharia, sejam aprovados. E é por este factor, essencialmente, que a arrogância desmedida dos arquitectos em relação aos engenheiros ainda é permitida. No dia em que as autoridades responsáveis pelas verificações dos projectos começarem a trabalhar como deve ser, a palhaçada dos projectos de Arquitectura completamente impossíveis de executar acaba, bem como os projectos de Engenharia passam a ter que ser bem melhores e mais bem pagos. Tal só sucederá quando os consumidores tomarem consciência de um facto: muito mais que a Arquitectura, é a Engenharia que contribui para a qualidade da habitação em que vivemos.

dezembro 24, 2004

Véspera da véspera



A tua companhia foi o melhor presente de ontem, e é o melhor presente que podes oferecer.

dezembro 23, 2004

Pré-post



Não tenho tempo. Farei um balanço destes últimos tempos num futuro próximo (é fim de ano)...

Pensamento #3 (algo atrasado...)



Os políticos que temos e os vendedores de sifões trabalham com a mesma matéria prima. Contudo, a profissão de vendedor de sifões é muito mais honrada

WMD



Amanhã ou depois, vou despoletar toda a minha raiva contra uma classe profissional inteira. Me aguardem... Vai haver sangue!

dezembro 15, 2004

Música é vida #4



Theologians
They don't know nothing
About my soul
About my soul

I'm an ocean
An abyss in motion
Slow motion
Slow motion

Inlitterati lumen fidei
God is with us everyday
That illiterate light
Is with us every night

Theologians
That don't know nothing
About my soul
Oh they don't know

They thin my heart with little things
And my life with change
Oh in so many ways
I find more missing every day

Theologians

I'm going away
Where you will look for me
Where I'm going you cannot come

No one's ever gonna take my life from me
I lay it down
A ghost is born
A ghost is born
A ghost is born

I'm an ocean
I'm all emotion
I'm a cherry ghost
Cherry ghost

Hey I'm a cherry ghost
A cherry ghost



(Theologians, Wilco)

dezembro 14, 2004

Separados, mas juntos?!



A declaração de Pedro Santana Lopes e de Paulo Portas teve muito de ridículo. Foi o estilo "uma no cravo, outra na ferradura". Há um aspecto positivo, vamos ver a verdadeira medida do PP. Aposto que quem vai pagar a fava é o PPD/PSD...

Um grande Conselho




Núcleo Duro

Aí está ela...

.


... de regresso. Ainda bem. Assim, a pressão de escrever posts é dividida. Esperemos que o teu próximo post não seja daqui a 2 meses a pedir desculpa por não postar... :)

dezembro 11, 2004

Consegui!



Tinha previsto isto assim que comecei a trabalhar. Cheguei aos 80kg. Ganhar 8 kg em menos de 3 meses é feito... Também estava para o magrito (o meu peso corrente é 74-75kg), mas mesmo assim, é record. Só estive lá perto em Fevereiro deste ano, quando regressei da viagem de finalistas. Os donos de restaurantes deviam ser responsabilizados por grande parte dos fortes/obesos do país. Comidinha com gordura é mais saborosa, mas muito pouco saudável... É por isto que já dei uma de burguês e inscrevi-me num Health Club.

Alter-Ego






O Son Goku é dotado de uma força impressionante!

Pensamento #2



A diferença entre defecar e o sexo anal é meramente vectorial

dezembro 09, 2004

Alguém me explica...



...o significado de "Responsabilidade Unitária"? Ao que parece, Carvalho da Silva tem esse tipo de responsabilidade, de acordo com o que Jerónimo de Sousa afirmou na RTP.

Finalmente...



... ganhei vergonha e mudei o link do "Blasfémias". Sim, reparei que desde há quase um mês estava escrito "Blasfésmias", mas a inércia é grande. Isto, devido ao regresso d'A Quinta Coluna. Aproveitei para pôr o melhor blog da actualidade (Fora do Mundo) e o Grande Anacleto, a maior paródia à Esquerda Moderna.

Tiranete Absolutista



Não tarda, faço um golpe de estado no blog e assumo-me plenipotenciário. Estou farto de ser só eu a postar.

Viagens na minha terra #2: Pavia-Malarranha-Casa Branca



Retomando uma linha prometida desde o início, não pode deixar de se aconselhar a todos os que puderem uma viagem de reencontro com a Natureza e, seguramente, das mais belas que se podem fazer pelo Alentejo.
Começando por Pavia, aponta-se desde logo a Capela Megalítica. Vale a pena perder um pouco de tempo e explorar velhas estradas de terra batida em busca de antas, esses monumentos à morte, o mais antigos dos medos.
Saindo de Pavia, há que tomar a direcção de Avis. Inevitavelmente, passar-se-á por uma ponte romana, que foi alvo de um crime arquitectónico, absolutamente irreconhecível. De qualquer maneira, a paisagem é de contemplar. Cerca de 1 km mais à frente, aparece um cruzamento. Virando-se à direita, embarca-se num caminho absolutamente único. São mais de 10 km de Natureza em estado bruto, sendo rara a vez que não se avista uma lebre, uma águia, um ouriço. Para os mais românticos, vale a pena estacionar junto a uma represa que lá existe caso se faça a viagem de noite, a contemplar o céu estrelado ou o luar reflectido nas águas. Mais à frente, surge a opção de virar à esquerda, na direcção da Malarranha. Embora não tenha nada de especial interesse (é constituída por montes dispersos), a Malarranha possui uma particularidade: é a única freguesia do Concelho de Mora que é maioritariamente do PSD, o que valeu aos seus moradores o epíteto de "Fascistas". Regressando à Estrada da Malarranha, vira-se na direcção Casa Branca. A beleza selvagem continua. Os mais destemidos podem desviar-se na cruzamento para as Tesas, mas atenção! Devem benzer-se 3 vezes, para espantar as bruxas. Não tendo seguido este caminho, chega-se, por fim, a Casa Branca. Não é uma localidade especialmente bonita, mas está no meu coração. Para os amigos do bom vinho, não se pode deixar de fazer uma visita à adega do Mouchão, a cerca de 4 km

dezembro 07, 2004

PP coligado? Não, obrigado!



Havia décadas que o PP não tinha atingido o Poder. Todos previam que o partido se tornasse o foco de instabilidade do Governo. A verdade é que, após o Caso Moderna, os ministros do PP, em conjunto com Manuela Ferreira Leite e, claro está, Durão Barroso, foram o seu fulcro. Foi isso que exarcebou antigos ódios na Esquerda. A Direita estava, verdadeiramente, a liderar Portugal, não pelo peso político dos seus ministros, mas pela competência destes.
Paulo Portas foi o melhor ministro da Defesa do Portugal moderno, tendo sido capaz de aprovar a LPM, de aumentar o orçamento da Defesa em situação claramente desfavorável em termos de opinião pública, de acabar com o SMO. Tudo isto, a dada altura, com oposições claras das chefias militares. Mas triunfou: a instituição militar deve, por sua missão, ser submissa ao Poder político, e Portas não hesitou em demonstrar quem é que efectivamente, detém o Poder.
Bagão Félix levou adiante uma das mais difíceis reformas: o Código do Trabalho. Neste país, onde toda a gente espera tudo do Estado e do patrão, houve coragem de flexibilizar, embora de maneira insuficiente, o mercado de trabalho. Comprou guerra aos sindicatos e à Esquerda. Mas, até ter embarcado no desgoverno de PSL, era, quem sabe, o mais respeitado ministro do governo, a par de Manuela Ferreira Leite.
O PP demonstrou ser um partido responsável. E isso já ninguém lhe tira. E será uma pena se concorrer coligado com o PSD, por esta ser a verdadeira oportunidade de atingir um valor próximo dos 10%. Não tenhamos dúvidas: há, claramente uma ala de apoiantes tradicionais do PSD, mais à direita, que nunca votou PP por falta de credibilidade. E, se o PP concorresse separado, seria capaz de atrair grande parte dessa faixa. Portas já viu isso, tendo tomado a iniciativa na semana passada. Vejamos se não cede ao caminho mais fácil: assegurar um número satisfatório de deputados na coligação. Seria trágico. Seria o fim dos partidos de Direita com vocação para o Poder em Portugal.

dezembro 06, 2004

Maus tempos, estes...



... em que, numa medida de coacção, se impede uma pessoa de ir a locais onde se viola de maneira contínua a Lei. É mais um sinal de impotência e laxismo do Estado. É, no mínimo, preocupante.

Um dia destes...



... expressarei, como deve ser, o que sinto. Quando tiver tempo.

Nervo esticado



Todos me dizem que ando com o nervo esticado. Será que é por trabalhar 10 horas por dia, chegar a casa e mal ter tempo para me coçar? Se calhar é...

Pensamento #1



A autocomiseração é o alento dos fracos

Computadores



Cada vez mais os vejo com ódio e rancor. Em tempos idos, eram uma das minhas principais fontes de divertimento. Estão a tornar-se cada vez mais sinistros. Estão cada vez mais próximos de uma verdadeira dependência. Estão sempre presentes, de uma maneira ou de outra, na minha vida. Um dia destes, farto-me e mando tudo à fava! E quem vai pagar? O PCzito que jaz sob a minha secretária...

dezembro 04, 2004

Hiperactividade blogueira



Escrevi mais posts em meia hora do que nas últimas duas ou três semanas. A razão é simples. Maior folga intelectual, por ter terminado o projecto de três edifícios. Avizinham-se três semanas infernais. A ver se consigo ir postando alguma coisita...

Notas sobre a famigerada "Crise da incubadora"



De facto, pouco mais há a acrescentar ao que já foi dito por toda a blogosfera. Apenas duas coisas a salientar:

- Durão Barroso teve a sua vingança. Demonstrou a todo o país que o seu principal rival no PSD, no tempo em que liderava o partido, é uma verdadeira nódoa. Muito se deve ele rir da actual situação. O último a rir, ri melhor.
- O Santanismo durou quatro meses, até que o PR o demitiu. O Guterrismo v2.0 durou dois anos, até que o Campeão do Diálogo se demitiu. O balanço é claramente favorável ao Santanismo (menos tempo para enterrar o país).

Nada mais revitalizante...



... que um jantar com amigos em que se fala de tudo um pouco, mas sobretudo de uma coisa: Política.

Co-Blog?

Música é vida #3



Que força é essa, amigo?
Que força é essa, amigo,
que te deixa de bem com os outros
e de mal contigo?



(Que força é essa, Sérgio Godinho)




Este momento esquerdalho não tem só a ver com as 60h que trabalhei esta semana. Tem também um significado mais amplo. É o resumo de toda a minha vida.

dezembro 02, 2004

Eu também fiz o teste





You Are the Loyalist



6




You have strong relationships and are intensely loyal.

People find you easy to love and care for.

You like your world to be stable and secure, no surprises.

You're cautious. You prefer your inner circle to the outside world.